Pular para o conteúdo principal

recomendações preventivas contra incêndios e acidentes

Mesmo que existam várias formas de evitar ou de apagar um incêndio – como extintores e chuveiros automáticos, por exemplo – é preciso lembrar que o grande cuidado deve começar com os seres humanos. Isso mesmo. Nós temos um papel importante para evitar que incêndios comecem em ambientes corporativos ou residenciais.



Um incêndio pode ser causado por diversos motivos. Os causadores de incêndios podem ser os exemplos mais banais, como cigarros ou até mesmo um fósforo que não apagou corretamente antes de entrar na lata de lixo.
Mesmo que existam várias formas de evitar ou de apagar um incêndio, é preciso lembrar que o grande cuidado deve começar com os seres humanos. Isso mesmo. Nós temos um papel importante para evitar que incêndios comecem em ambientes corporativos ou residenciais.
Veja algumas dicas preventivas para você ter atenção ao seu patrimônio e evitar ao máximo que um acidente aconteça. Confira.
  1. Nunca utilize use lixeiras como cinzeiros ou jogue cigarros em um cesto de lixo. O mesmo vale para a utilização de incenso.
  2. Não jogue pontas de cigarro, velas ou incenso pela janela. Também não deixe sobre armários, mesas e prateleiras de madeira.
  3. Não fume ao lidar com álcool, cera, parafina, solventes ou material de limpeza em geral. Eles são altamente inflamáveis.
  4. Respeite as proibições de fumar e acender fósforos em locais sinalizados.
  5. Coloque os materiais de limpeza em recipientes próprios e longe do calor.
  6. Não deixe os equipamentos elétricos ligados após sua utilização. Desconecte-os da tomada. Cafeteiras no trabalho são potenciais causadores de incêndios porque podem causar curtos.
  7. Ao utilizar materiais inflamáveis, faça-o em quantidades mínimas, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem original.
  8. Não improvise instalações elétricas nem efetue consertos em tomadas interruptores sem que esteja familiarizado com isso.
  9. Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões. Procure um profissional com conhecimento técnico.
  10. Verifique, antes de concluir seu trabalho, se os equipamentos elétricos estão desligados, como computadores, por exemplo.
  11. Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis ou explosivos.
  12. Mantenha os materiais inflamáveis em locais resguardados e à prova de fogo.
Fonte: As dicas preventivas são referência da Cartilha de Orientações Básicas – Noções de Prevenção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado de São Paulo)

Postagens mais visitadas deste blog

Homem prepara pedido de casamento romântico, mas acaba gerando incêndio

Explosão em apartamento deixa feridos e interdita prédio de Campinas

A Norma de Reformas e atuação do síndico - Entrevista do MSc Engº Eduardo Henrique Martins

Incêndio no edifício Joelma completa 48 anos

Risco de incêndio:

Dicas Básicas de convivência em Condomínios

Incêndio em Prédio no Recife

Café da Manhã com Síndicos

Julho Verde

Acidentes Domésticos