Álcool gel pode causar queimaduras

Álcool gel pode causar queimaduras e demanda cuidados perto do fogo 

Em um momento no qual o produto se tornou crucial, é fundamental redobrar a atenção; número de casos de queimaduras aumentou




Nesta fase em que a gente está usando álcool gel nas mãos o tempo todo, é fundamental ter cuidado redobrado, principalmente no momento de acender o fogão, riscar um fósforo, mexer no isqueiro ou chegar perto de uma vela.

Altamente inflamável, o álcool em gel queima de um jeito difícil de perceber, e pode causar queimaduras graves. Um dos grandes riscos dessa substância tão utilizada no combate ao coronavírus é o fato dele ter uma chama quase imperceptível quando é colocado em contato com o fogo. 

“Isso acontece porque ele tem uma combustão quase completa e a chama não aparece, diferentemente de outros materiais; pode ocasionar queimaduras e até incêndios”, alerta o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo. 

A principal recomendação é evitar o álcool em gel dentro de casa, principalmente na cozinha, e sempre mantê-lo longe das crianças. Se você passar o produto nas mãos, aguarde a evaporação antes de cozinhar.

“Até que a pessoa perceba que algo está acontecendo, vai ter que sentir a dor; nesse momento, a queimadura já aconteceu”, explica enfermeira dermatológica Simone Frigo.

“[se a queimadura ocorrer], não aplique nenhum produto. Apenas lave a parte acometida de 5 a 10 minuto”, aconselha. E lembre-se: a melhor forma de higienizar as mãos é com água e sabão.

Fonte: Jornal da Band


Postagens mais visitadas deste blog

Quais os itens presentes em uma CAIXA DE HIDRANTE?

Agradecimentos Expo Síndico

MAIS UM LOTE DE EXTINTORES FRAUDADOS

Explosão em apartamento deixa feridos e interdita prédio de Campinas

Promoção recarga de extintor

apartamento em Farroupilha

Dicas sobre combate a incêndio

importância de medidas preventivas contra incêndios

Férias exige atenção redobrada com choques elétricos.

50 anos do Grande Incêndio do Edifício Andraus