O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é exigido em quais estruturas?

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento de extrema importância para qualquer edificação, aqui você fica sabendo tudo sobre ele.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é exigido em quais estruturas

Frequentemente os noticiários são tomados por manchetes que descrevem situações tristes e preocupantes em relação a incêndios. Cenas como da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, ou do prédio completamente em chamas no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, chocam e alertam. Vamos entender, então, como o AVCB pode ser importante neste momento. 
 Acidentes são inevitáveis, mas há algo muito comum entre esses casos: a negligência quanto à segurança. Tanto por desconhecimento de informações importantes, quanto por displicência quanto às regras estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.  
 O fato é que parte desses casos poderia ser evitada se exigências como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, por exemplo, fossem cumpridas com responsabilidade. Mas, afinal, quais são as normas vigentes no país? O que é exigido no AVCB e como você pode se adequar a ele?  

 Lei de proteção contra incêndio: um cenário que preocupa 

 Até 2017, o Brasil não possuía uma lei nacional que estabelecesse regras de prevenção e proteção contra incêndios. A regulamentação de funcionamento de edifícios, bares ou boates no país seguia regras locais diversificadas. Realidade que muitos especialistas chamavam de “colcha de retalhos” e que despertava apreensão em muitos deles. O incêndio da Boate Kiss, em 2013, chamou a atenção e marcou nossa história, mas o regimento comum a todo país só saiu quatro anos depois.  
 No entanto, a Lei n° 13.425, de março de 2017, estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Entre as exigências está o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros a partir da garantia do cumprimento de regras fundamentais para a segurança de todos. 

 Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB): o que é? 

 Como o próprio nome diz, esta é uma licença liberada pelo Corpo de Bombeiros como comprovação da estabilidade e segurança de um local. Para obtê-lo é necessário cumprir uma série de determinações que seguem tanto o regimento local quanto nacional. Entretanto, essa lista de obrigações varia de estabelecimento para estabelecimento e estado para estado.  
 Em grande parte dos casos, ela é obtida após a aprovação do Projeto de Prevenção Contra IncêndioPor sua vez, também deve cumprir diversas normas de segurança. Só após a vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiro Municipal é que a liberação para utilização do local pode ser autorizada.   
validade do documento pode variar, mas, em média, ela dura de 1 a 5 anos. Isso porque depende de fatores como risco da atividade, circulação de pessoas e condições da estrutura.   

 Quais construções precisam do AVCB? 

 Embora o regimento varie de acordo com a localidade, o licenciamento é necessário para todas as edificações. Principalmente aquelas onde o número de circulantes seja alto. Fica de fora dessa lista apenas as residências unifamiliares, posto que seguem outra diretriz e respondem à outra categoria de autorização.  
 Além das residências, outra categoria que também requer atenção são as edificações com área maior que 750  e altura superior a três pavimentos. Para esse tipo de construção é necessária a aprovação de um projeto técnico anterior. Isso significa que, antes da solicitação de vistoria, é preciso realizar as instalações de proteção contra incêndios no plano base.  
 Portanto, toda renovação do documento deve responder às exigências visando as variáveis do espaço a ser vistoriado. Em geral, são documentos, instruções e obras elaborados por profissionais da área como engenheiros e arquitetos. Eles são responsáveis por garantir e atestar as condições ideais de equipamentos de proteção contra incêndio, instalações elétricas e de gás, entre outros.    

 Quando é preciso começar a pensar essas regras? 

 Apesar de a licença significar um alto investimento, tanto no início do projeto quanto na manutenção ano após ano, ela é indispensável. Por isso, o momento certo para atender às regras é o quanto antes.  
 Seja na planta, para os projetos que ainda estão em fase de construção ou na renovação de locais já estruturados. O AVCB é um documento de extrema importância. E não só para a legalização do local, mas, principalmente, para proteger todas as pessoas.   
 Se você ainda não se atentou ao AVCB, faça isso e garanta o sucesso do seu empreendimento
Fonte: Skop


Serviço Especializado para AVCB / CLCB, Licença de Funcionamento / VRE (anexos 7, 8, 9 e 10) e Licença de Publicidade na cidade de Guarulhos (anexos 2 e 3)
Precisando de Prevenção e combate a incêndios? 
NÓS TEMOS A MELHOR SOLUÇÃO
Casa do extintor, MSC Engenheiro civil e técnico de Segurança Eduardo Henrique Martins, Alvará, Laudo, Licenciamento, atestados para Licenciamento da Empresa, condominio, industria, comercio, Funcionamento, VRE, Publicidade, Anexo 7,  anexo 8, anexo 9, anexo 10

Nossos Serviços
São de qualidades e com experiência de + 100 mil m² de área aprovada pelo Corpo de Bombeiros em vários segmentos. Confiança e credibilidade que só quem tem experiência pode oferecer.
MSc Engenheiro Eduardo Henrique Martins
Para Licenciamento da sua Empresa prestamos uma completa assessoria, contando  com a parceria de um Engenheiro altamente qualificado e devidamente, credenciado junto ao órgão competente – CREA.  

Os incêndios não perdoam negligências nem erros. Incêndio se apaga no projeto!  





www.casadoextintor.com.br
whatsapp: 11-96456-1497 / 2812-2906


Postagens mais visitadas deste blog

Homem prepara pedido de casamento romântico, mas acaba gerando incêndio

Explosão em apartamento deixa feridos e interdita prédio de Campinas

A Norma de Reformas e atuação do síndico - Entrevista do MSc Engº Eduardo Henrique Martins

Incêndio no edifício Joelma completa 48 anos

Elevador Despenca

Risco de incêndio:

Dicas Básicas de convivência em Condomínios

Incêndio em Prédio no Recife

Café da Manhã com Síndicos

Julho Verde