acidentes com eletricidade

Férias da criançada: a relação dos acidentes com eletricidade nos últimos 3 anos



As férias chegaram. Para as crianças é só diversão. Para os pais: só preocupação. O período que compreende as férias escolares carrega consigo um aumento natural de acidentes dentro e fora de casa. Afinal, a criançada fica um tempo maior ‘procurando o que fazer’ e, naturalmente, acaba encontrando…
Para os pais resta a preocupação de estar sempre atentos, principalmente com os menores para quem a aventura é sinônimo de ‘encrenca’.

Aumento de acidentes elétricos

Este é um período em que crescem acidentes envolvendo eletricidade, principalmente na faixa etária entre 0 até 15 anos: em 2015 foram 63 crianças que morreram devido a acidentes envolvendo a eletricidade, em 2016, a boa notícia é que este número caiu para 48 mortes. Infelizmente, em 2017 o número subiu muito, passou para 75 mortes. É, sem dúvida, um número muito elevado se pensarmos que em 100% dos casos estas mortes são evitáveis.
Os meninos vão para a rua soltar pipa, muitas vezes perto de casa e da rede aérea. Em 2015, 05 crianças morreram tentando resgatar sua pipa enroscada nos fios, em 2016 este número também caiu para 04 mortes e em 2017 foram 07 mortes. Se acrescentarmos as mortes causadas por fios partidos nas ruas – local onde a maioria da criançada fica olhando para o céu – foram mais 07 crianças mortas em 2015; em 2016 o número caiu para 05 mortes e em 2017, caiu novamente para 04 mortes.
Dentro de casa não é diferente: contato com tomadas sem proteção, extensões com fios desencapados, eletrodomésticos energizados, fios partidos dentro de casa são apenas alguns dos motivos que levaram 42 crianças e adolescentes à morte. Em 2016, foram 30 mortes nestas condições e em 2017, subiu novamente para 40 mortes.

Dado inédito do Anuário Estatístico.

Um dado inédito que sairá no Anuário Estatístico 2018-2019 da Abracopel, e que podemos passar para você, que faz parte de nosso mailing, é que no primeiro semestre de 2018, 38 crianças morreram por choque elétrico. Se a tendência se manter, teremos um novo aumento em relação à 2017.
Estes acidentes não ocorreram somente no mês das férias, eles se sucederam ao longo de todo o ano, porém é certo que o maior tempo livre oferece também maiores possibilidades de acidentes.
Por isso o alerta: pais fiquem atentos!

DENTRO DE CASA

Procurem verificar as condições de sua instalação elétrica. Ela está velha? Existem fios expostos? Procure um bom profissional eletricista e ‘dê uma geral’ na sua instalação. Se tiver crianças pequenas, coloque protetores nas tomadas, mas o mais importante: procure se informar sobre um aparelho chamado DR – Protetor Diferencial Residual. Ele é um dispositivo de proteção que é instalado no quadro de energia e sua principal função é salvar vidas – ele não permite que a corrente elétrica chegue até onde esteja acontecendo uma fuga. Exemplo? Seu pequeno coloca uma chave na tomada, antes que a eletricidade percorra o caminho até o dedinho dele, o DR desliga a eletricidade da sua casa inteira em milissegundos, não permitindo que ele receba a descarga elétrica – que, às vezes, pode ser fatal!

FORA DE CASA

Não permita que seus filhos soltem pipas perto da rede aérea. Naqueles fios, no alto do poste, a tensão é de 13.800v, sabe o que isso significa? Se estamos alertando para o perigo dos choques dentro de casa, onde a tensão é de 127 ou 220v, imagina o que acontece com 13.800v? Procure campinhos de futebol ou parques onde não existe fiação para que eles possam se divertir sem preocupação.
Fonte: Abracopel

Para segurança do Patrimônio e vidas, não opte pelo menor preço e sim pelo MELHOR PREÇO.
Previna-se, se o extintor falhar, talvez você não tenha uma segunda chance.
consulte O ESPECIALISTA: www.casadoextintor.com.br / Whatsapp 11-9-6456-1497 / 11-2812-2906

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro cês ameaçam a vida em condomínio

Explosão em apartamento deixa feridos e interdita prédio de Campinas

Promoção recarga de extintor

intoxicação por gás

50 anos do Grande Incêndio do Edifício Andraus

Homem prepara pedido de casamento romântico, mas acaba gerando incêndio

MAIS UM LOTE DE EXTINTORES FRAUDADOS

Expectativa x Realidade

Suspeita é que uma vela acesa tenha provocado o incêndio

incêndio em casa